Planilha para reforma de apartamento: entenda como controlar o orçamento da obra

| | Deixe um comentário

O controle de custos em qualquer projeto precisa ser o mais exato e fiel à realidade possível. Não importa a grandiosidade da obra ou o valor que poderá ser investido, ter uma noção clara do fluxo de caixa é a única maneira de não perder o domínio dos gastos.

Compilar informações de forma organizada em uma planilha poderá auxiliar o gestor – seja ele quem for, a elaborar um melhor cronograma financeiro para a reforma do apartamento em questão. 

Realizar um bom planejamento significa que é preciso ter atenção para todas as fases de uma obra. Desde a iniciação, execução e controle, ao encerramento. Assim é provável evitar surpresas negativas ou ter uma elevação de custo no escopo durante o caminho.

A dica de ouro é elaborar um cronograma financeiro, ou seja, uma planilha, com a gestão de preços e prazos. Neste artigo, vamos ensinar como fazer isso, além de disponibilizar para download um modelo de arquivo com todas as etapas fundamentais inclusas.

Planilha de obra

Cronograma financeiro

O cronograma financeiro indica o valor que a pessoa física espera gastar durante o andamento do projeto. Também é elaborado já na fase de planejamento e se baseia principalmente no orçamento de valores. Com as atividades já definidas, é necessário compilar os preços para organizar a alocação dos recursos indispensáveis para a entrega das etapas. Desta forma, pode haver redução de gastos.

Planejamento e controle de reformas 

O processo de planejamento e o controle do trabalho geralmente são considerados em conjunto, mas contém duas etapas diferentes. A primeira fase, o planejamento, parte da própria concepção do projeto e envolve todos os processos anteriores à execução. No plano, são definidas as metas e objetivos que a construção deve atender, como qualidade esperada, custo máximo e prazo de entrega.

É nesta etapa que são definidos o orçamento de construção, cronograma, métodos construtivos, equipamentos, materiais e mão de obra necessária. 

Por outro lado, o controle é uma etapa que ocorre paralelamente à execução do serviço. Sob controle, o profissional responsável, geralmente um engenheiro civil, verifica se tudo está de acordo com o desejado. Também é no controle que provavelmente os problemas serão identificados e as soluções decididas.

É justamente essa ação que faz com que faz com que a obra não extrapole os prazos, o orçamento e resulte na qualidade definida e esperada. Sendo assim, quanto mais detalhado e elaborado o planejamento, mais eficiente e ágil será o controle.

Cronograma da obra

Assim como o planejamento e controle, existe o cronograma físico-financeiro. Este é o responsável por descrever a sequência de etapas e serviços, definindo qual o trabalho que será efetuado em tal momento e quais os gastos financeiros que envolvem determinado período. 

O cronograma apresenta diversas vantagens, como destacar o planejamento de materiais, priorização de compras e monitoramento das tarefas, prazos e orçamentos. A importância disso é na geração de dados que auxiliam o responsável a realizar acordos e contratações de mão de obra. 

Uma boa estrutura envolve a sequência abaixo: 

  1. Ordem de atividades
  2. Custos dos serviços
  3. Disponibilidade de mão de obra
  4. Compras de materiais
  5. Logística de entregas
  6. Disponibilidade de equipamentos
  7. Prazos dos serviços

Planilha para reforma de apartamento

As ações de planejamento e controle da construção incluem alguns processos importantes. Muitos deles são de longa duração, variando de meses a anos. É por isso que todas as etapas da gestão, mesmo antes do conceito e da descrição detalhada do plano, devem ser realizadas com todo o cuidado e atenção possíveis para integrarem a planilha.

No entanto, não existe uma receita de bolo ou mágica para todas as situações, o objetivo da planilha de custos é ampliar a visão do processo e evidenciar necessidades. Na sequência, estão alguns pontos a serem considerados para otimização e garantia de melhores resultados.

Sequência de atividades

Aqui a missão é classificar as etapas na ordem de desenvolvimento do projeto. Também é importante ter em mente que uma etapa deve terminar antes que outro estágio possa começar – essa é a base do cronograma de construção. O atraso de certas tarefas terá um efeito dominó e levará a falhas na entrega da reforma.

Prazo e custos estimados 

Cada etapa necessária para entregar uma parcela do projeto deve ter um prazo e custo. É essencial fazer este trabalho para todas as atividades do projeto, nunca deixando o custo dos recursos externos e internos que serão alocados para a atividade de fora. Na maioria dos casos, quanto mais recursos, menor é o tempo de entrega, e vice-versa. 

Cumprimento das normas técnicas 

Logo no início do planejamento também é fundamental que os profissionais confiram as normas técnicas específicas que equivalem a cada detalhe da reforma e que essas sejam respeitadas ao longo do processo. Isso significa verificar se as execuções pensadas estão em conformidade com as regras a serem seguidas antes mesmo de iniciar a planilha de construção, pois especificidades podem alterar os valores.

Planilha de obra

Etapas do planejamento e controle de obras em apartamentos 

São muitas etapas que compõem uma obra, ou seja, para um gerenciamento completo será necessário que o gestor se apegue a diversos detalhes no controle do projeto. Para simplificar e otimizar o planejamento há um escopo pré-definido que poderá auxiliar no momento de reunir as informações necessárias para a planilha de orçamento – e que estará na planilha disponibilizada para download no final deste texto.

Físico-financeiro

Conforme defendido nos itens anteriores, cada trabalho requer um planejamento físico-financeiro já no estágio inicial. Isso fornece uma visão geral que inclui não apenas questões relacionadas a prazos e obrigações, mas também orçamentos para serviços contratados e materiais adquiridos. Portanto, para otimizar o processo de gestão, o ideal é dividir a primeira etapa em vários processos diferentes. 

Primeiro, faça um orçamento e preencha unidades, quantidade e valores individuais no documento de apoio. Todos os custos envolvidos no trabalho devem ser incluídos – diretos (insumos e mão de obra) e indiretos (entulhos e mobílias finais). Nesta fase, todas as atividades planejadas e de ação precisam ser listadas na planilha para reforma do apartamento. 

Em seguida, vem a fase de planejamento e controle da construção. O planejamento nada mais é do que prever e evitar falhas e imprevistos para otimizar a produtividade. Neste caso, poderá somar todas as fases que envolvem a realização do imóvel dos sonhos: a duração de cada fase, datas de início e conclusão, materiais, especificações, portagens de gastos e serviços necessários.

Mão de obra e matéria-prima 

A segunda etapa é igualmente importante. Afinal, apenas fazer um planejamento financeiro é inútil. A organização deve passar por todas as outras fases do apartamento e ser rigorosamente seguidas pelas partes envolvidas em cada processo. Portanto, este item é referente ao pessoal e matérias-primas. 

O gestor da reforma deverá definir um cronograma com antecedência, pelo menos um passo à frente do presente momento. Isso significa que é preciso prestar atenção às estimativas de entrega e, além disso, verificar a quantidade, o custo e prevenir imprevistos. Ao comprar materiais, é essencial calcular o espaço de armazenamento e a vida útil do produto. Para planilha de orçamentos de obra é sempre válido registrar não só o gasto geral, mas também o preço de cada unidade e fornecedores cotados (plano A e B). 

Aqui a dica é também a construção de uma lista separada por função: civil, entulho, gesso, elétrica, pintura, rodapé e em alguns casos carpintaria.

Logística e operacional

O planejamento e controle da logística e das operações devem ser realizados com antecedência. Por isso, será preciso considerar todo o canteiro de obras, o fluxo de profissionais e materiais, o tamanho das instalações temporárias e a seleção dos equipamentos. 

Usar um registro de construção é uma ótima escolha, porque este irá conter todos os dados sobre o trabalho que está sendo executado. Além de planejar a próxima etapa, existem condições climáticas adversas ao longo do caminho. Depois de registrar todas as informações, será possível visualizar mais facilmente o andamento da operação e prever possíveis erros. 

Tirar o máximo proveito da tecnologia é uma maneira inteligente de obter dados em tempo real e compará-los com o plano para verificar se tudo está indo de acordo com o planejado.

Gerenciamento de ações e resultados 

Além dos pontos acima, também faz parte do processo gerenciar e estabelecer um controle rigoroso sobre as atividades. Em relação às logísticas há alguns aspectos do planejamento que auxiliam neste controle de projeto do início ao fim. Não só em relação aos custos, mas também a higienização do local e a segurança da equipe:

  • Verificar a utilização de equipamentos de segurança
  • Descarte de materiais já usados seguindo recomendações da prefeitura e do condomínio
  • Conformidade com normas regulamentadoras
  • Manter o ambiente limpo e organizado
Planilha de obra

Quais informações não podem ficar de fora da planilha para reforma de apartamento?

Além das divisórias de setores – civil, elétrica, entulho, gesso, pintura, rodapé e outras personalizadas, será necessária a criação de abas que também diferem a mão de obra dos materiais, por exemplo. Ou os itens mobiliários dos decorativos. 

Outro ponto fundamental são os descritivos e, por isso, o melhor a se fazer é criar um espaço para detalhar cada informação adicionada. Unidade e quantidade também devem ser documentadas para que a associação com os valores finais sejam de fácil interpretação. Em relação aos materiais e mão de obra, o documento deve apresentar os especialistas e fornecedores e seus contatos.

Conclusão

Neste post é possível visualizar um exemplo objetivo e prático de uma planilha de reforma de apartamento. O principal objetivo desse controle financeiro sob o projeto é elaborar um cronograma de obra e com ele evitar custos extras, desperdícios e até mesmo furar etapas importantes da construção. 

O documento com todo o orçamento preenchido é fundamental para que seja possível exercer um controle mais certeiro em relação aos custos finais do imóvel e também saber o quanto este foi valorizado após as mudanças. E, por fim, aqui disponibilizamos de forma gratuita um modelo de planilha de reforma de apartamento feita por nós e com todos os itens abordados!

0 0 votes
Avaliação deste conteúdo
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Vamos conversar sobre o seu projeto?

Que tal marcarmos uma ligação para conversarmos sobre seu projeto e nos conhecermos melhor? Compartilhe seus dados e de seu projeto.
Prefere outra forma de contato?
1Sobre você
2Sobre seu projeto
3Agende uma ligação
E-mail(Requirido)
Compartilhe conosco o melhor número para entrarmos em contato

Artigos e conteúdos exclusivos

cronograma de obras

Cronograma de obras: saiba como planejar o tempo para a sua reforma ficar dentro do prazo

|
Como começar uma obra talvez seja a parte mais importante dela e, para isso, o primeiro passo sem dúvidas é estabelecer um cronograma de obras. Mas você sabe o que é isso e como executar? É sobre ...
estilo industrial

Estilo industrial: como usar esse tipo de decoração no seu espaço

|
O estilo industrial vem sendo uma aposta cada vez mais recorrente na arquitetura e decoração entre os adeptos de ambientes modernos. Com essa nova tendência de design, diversas características de ...
Planilha de obra

Planilha para reforma de apartamento: entenda como controlar o orçamento da obra

|
O controle de custos em qualquer projeto precisa ser o mais exato e fiel à realidade possível. Não importa a grandiosidade da obra ou o valor que poderá ser investido, ter uma noção clara do fluxo...

Copyright © 2021 Studio Area
Criado por Khamomila | Digital Business