O uso das cores na decoração da sua casa: descubra a paleta de cores tendência para 2021

| | Deixe um comentário

Como informado pela Pantone antes mesmo do início deste ano, 2021 já veio com uma paleta de cores completa. A empresa responsável pelos principais estudos cromáticos do mundo divulgou um relatório com as maiores tendências para os 12 meses – aposta que se concretizou no primeiro semestre.

Em 2020, a marca elegeu o Classic Blue como o tom do ano. Para 2021, ainda em meio a pandemia, as principais marcas do segmento de tintas e cores vieram com destaque para os neutros. Segundo o Pantone Color Institute, a identidade do ano é “uma seleção de cores inspiradas pela beleza da natureza”. A pesquisa para eleger a cor desejo da
temporada é realizada anualmente com um time de pesquisadores e experts do instituto – e o relatório analisa diversos comportamentos a partir do universo da moda.

Os tons dominantes deste ano incluem o neutro PANTONE 17-5104 Ultimate Gray e o PANTONE 13-0647 Illuminating. Um cinza e um amarelo, ambos eleitos para criar um equilíbrio entre “força” e “otimismo”, características necessárias para o atual cenário do mundo. Também não é a primeira vez que a Pantone apresenta uma dupla de cores do ano. Em 2016, o famoso “Rose Quartz” foi escolhido ao lado da cor “Serenity”.

De acordo com Laurie Pressman, vice-presidente do Pantone Color Institute, a escolha dos tons partiu das mudanças sociais. O estudo esteve relacionado tanto à forma como nos socializamos, como na redefinição de nossas prioridades. Para os pesquisadores, as pessoas passaram a dar mais valor para a qualidade do que para a quantidade, e também a prezar pela adaptação de uma vida mais lenta.

Mas afinal, como a Pantone define a cor do ano?

Como conta Leatrice Eiseman, as escolhas estão relacionadas à psicologia das cores e como estas estão associadas a como as pessoas se sentem. Alguns aspectos são levados em consideração, como esportivos mundiais, cores que marcam a identidade de uma cidade e análises socioeconômicas.

O que está dominando a decoração em 2021?

Com toda a mudança de rotina causada pela pandemia do coronavírus, algumas tendências de design e decoração de interiores passaram a ser ainda mais evidentes ao longo dos meses. Uma pesquisa conduzida pelo site Modsy, um serviço americano de decoração de interiores online, elencou o conforto e acolhimento como principais características entre os tons mais buscados no ano. O levantamento notou que o público, além do conforto, vem desejando maior contato com a natureza e uma certa falta de interesse em saber o que está ou não na moda.

Já o portal WGSN, por exemplo, trabalhou com dois cenários distintos para compreender a paleta de cores de 2021 na decoração de casas e empresas. A manobra da empresa foi pensar tanto com um grupo de cores que tranquilizam a mente, como com outro que energiza e alegra. Porém, unindo-se aos movimentos principais, as influências predominantes também vieram da natureza.

Ou seja, aconchego, resiliência e otimismo são as palavras do ano – e também as sensações que ditam a decoração dos ambientes. Uma paleta ideal é aquela que se inicia com o conforto dos naturais, passa pela força do cinza e explode na alegria do amarelo. Toda essa questão social mostra ainda que a escolha não é apenas uma preferência
pessoal, a cor também é uma forma de expressão.

Não há como determinar as cores de sucesso da temporada sem contextualizar o tempo em que se vive. Sendo assim, separamos as tendências mais usadas em design de interiores nos últimos meses e, ao longo da lista, é possível perceber que através da paleta se faz uma leitura subjetiva do mundo atual.

Conforto

Como vimos na introdução, com a pandemia a busca por conforto e aconchego em casa se tornou imprescindível. Estampas tradicionais e móveis acolhedores estão sendo sucesso ao longo do ano. Funcionalidade também é uma das maiores preocupações.

Retrô e acolhedor

O retrô unido ao acolhedor é uma referência ao ambiente com cara de “casa da avó”. Cômodos decorados com antiguidades, papel de parede florido e o branco, por exemplo, estão dentro da proposta.

Madeira

A madeira clara está cada vez mais presente nos interiores em 2021. O material é uma ótima forma de trazer aconchego e aquecer ambientes. Além, claro, de trazer a natureza para dentro de casa.

Cores vibrantes

Nada de paredes todas em branco ou creme. Conforme falamos, os tons neutros estão presentes com o objetivo de passar tranquilidade e acolhimento, mas os cenários não estão monótonos. Ao menos uma parede vibrante para despertar alegria, esperança e novos tempos precisa estar presente. Lembra-se da porta roxa icônica que a
personagem Mônica em “Friends” tinha em sua casa? A ideia segue por aí. Tons mais fortes, como o azul e o amarelo, devem estar presentes para criar um ambiente inteiro mais energizante.

Artesanato e matéria-prima natural

Materiais naturais como madeira, objetos em palha, pedras e plantas estão cada vez mais presentes nos lares. Os elementos são uma boa forma de trazer textura e se tornarão ainda mais desejados com a chegada do verão.

Estilo da década de 1980

Nesta tendência, destaque-se um mobiliário escultural, cores ousadas, superfícies brilhantes, vidro e latão.

tendência de cor para 2021

Paleta de cores 2021: quais tons se uniram ao cinza e amarelo ao longo do ano?

Abaixo, listamos as cores de diferentes marcas que estão predominantes no cenário anual. Confira!

Pedra Esculpida (Coral)

Neutra e natural, a “Pedra Esculpida” da Coral transmite exatamente a sensação de equilíbrio ao ambiente. Além dessa característica, é um tom terroso versátil, podendo combinar com outros tons neutros ou com cores vibrantes, como vimos na tendência acima.

Meia-Luz (Suvinil)

A Meia-Luz é inspirada no degradê do pôr-do-sol, representando uma sensação de transição. A criação transmite otimismo, esperança, coragem e a contemplação da vida.

Bronze Conectado (Sherwin-Williams)

Também neutra, a Sherwin-Williams vem trabalhando com um bronze sofisticado e aconchegante. Com a ideia de que a casa se tornou um refúgio definitivo do mundo, a cor passa tranquilidade e proteção aos moradores.

Secret (Lukscolor)

Terrosa e iluminada, a Secret é mais uma que segue a tendência dos neutros e combina com facilidade tanto com os claros quanto com os tons mais profundos. Para a marca, a cor representa a união, a afinidade e a solução dos problemas enfrentados neste período.

Manteiga de Cacau (Eucatex)

Na união do rosa e amarelo, a tonalidade traz aspectos de suavidade e prosperidade, proporcionando delicadeza e calma para os ambientes interiores e elegância para os exteriores.

As tendências de cores de acordo com as estações

Existem tons diferentes para compor os ambientes, mas isso não significa pintar a casa a cada seis meses. O mais interessante é saber mesclar objetos de decoração trazendo as paletas mais fortes de cada temporada.

Outono/Inverno

Para especialistas, as cores do Outono/Inverno de 2021 refletem um interesse pelos eternos clássicos. A versatilidade dos tons transmitem um certo grau de funcionalidade ao mesmo tempo que estimulam a criatividade. Em geral, as cores principais desta estação incorporam uma paleta retrô, baseada no laranja, vermelho, terracota, azul e rosa suave. As cores secundárias incluem verde exército, cinza, azul marinho e avelã.

Primavera/Verão

Já para a temporada Primavera/Verão de 2021, a Pantone aposta em cores que inspiram a capacidade de invenção. São cores que transcendem as estações, permitindo maior liberdade e alegria. Versões de amarelo, coral, verde menta e ametista compõem a seleção.

Conclusão

Com esse viés de acolhimento e esperança, as tendências definem cores com fortes características para a temporada anual. Afinal, como vimos, as pesquisas levam em consideração o comportamento da sociedade na época e, não à toa, a deste ano foi fortemente influenciada pelo impacto que a pandemia causou – como a experiência de isolamento, a vivência em casa, a mudança da relação com o trabalho e a necessidade de ter um ambiente mais tranquilo e confortável.

No design de interiores, podemos observar cores de recomeços e uma mescla infinita entre o neutro e o vibrante: o acolhimento e a alegria pelo novo.

Vamos conversar sobre o seu projeto?

Que tal marcarmos uma ligação para conversarmos sobre seu projeto e nos conhecermos melhor? Compartilhe seus dados e de seu projeto.
Prefere outra forma de contato?
1Sobre você
2Sobre seu projeto
3Agende uma ligação
E-mail(Requirido)
Compartilhe conosco o melhor número para entrarmos em contato

Artigos e conteúdos exclusivos

porcelanato

Porcelanato: saiba como usar este tipo de revestimento

| ,
São inúmeras opções de revestimentos disponíveis no mercado e justamente por essa diversidade nem sempre é fácil saber qual escolher. Sendo assim é fundamental entender as particularidades de cada...

O uso das cores na decoração da sua casa: descubra a paleta de cores tendência para 2021

|
Como informado pela Pantone antes mesmo do início deste ano, 2021 já veio com uma paleta de cores completa. A empresa responsável pelos principais estudos cromáticos do mundo divulgou um relatório...
O que é turn key, reforma completa

O que é Turn Key? Conheça o método para fazer uma reforma completa

| ,
Talvez você já tenha ouvido a expressão Turn Key e esteja na dúvida quanto ao significado real do termo e como esse modelo de reforma funciona na prática. Então vamos lá, essa alternativa de negóc...

Copyright © 2021 Studio Area
Criado por Khamomila | Digital Business