O que é Turn Key? Conheça o método para fazer uma reforma completa

| , | Deixe um comentário

Talvez você já tenha ouvido a expressão Turn Key e esteja na dúvida quanto ao significado real do termo e como esse modelo de reforma funciona na prática. Então vamos lá, essa alternativa de negócio está sendo muito utilizada na construção civil e em tradução literal representa a expressão “chave na mão”. Em outras palavras, o cliente deixa a obra na mão de um único responsável que cuidará de todo o processo e, no fim, entregará a casa, apartamento ou cômodo em questão totalmente pronto. 

A modalidade, inclusive, vem sendo muito aplicada em obras corporativas e comerciais, crescendo também em planejamentos residenciais. Neste estilo de contratação, a confiança é o primeiro passo para o sucesso do resultado, afinal, o cliente não estará acompanhando de perto e precisará se sentir bem nas mãos da equipe. Instaurar um bom relacionamento entre ambas as partes é fundamental.

Para aproximar essa relação, um ponto importante é a transparência em todo o projeto. Dessa forma, o cliente pode avaliar e se informar sobre a obra de forma direta através de planilhas e cronogramas de fácil leitura e com acesso aos gastos e movimentos. Todos os passos são devidamente documentados para o consumidor acompanhar de longe e aguardar toda a finalização para “pegar a chave”. 

Entre esses registros, também costumam estar contemplados alguns relatórios periódicos, em maioria fotográficos, formando o histórico da obra. Assim, podemos observar que o planejamento é extremamente importante na modalidade Turn Key. Um dos pontos de atenção é que, sem isso, será muito difícil concluir a obra no prazo e no custo previamente intitulado. 

Existem dúvidas recorrentes sobre a escolha de cores, móveis e decorações, mas nada disso é feito somente pela empresa contratante, como alguns pensam. O modelo Turn Key parte de uma sinergia entre as duas partes e, desde o início do projeto, são alinhados gostos, estilos e expectativas. O escritório contratado apenas encaixa as melhores soluções para o resultado desejado. Dessa forma, mesmo sem acompanhar de perto, o consumidor pode ter certeza de que o projeto terá a sua cara.

Neste sentido, o papel dos arquitetos é criar e desenvolver o que já foi pré-apresentado pelo futuro morador, proporcionando ao ambiente o DNA desejado. Ou seja, para os responsáveis, extrair do cliente informações que propiciem produzir um espaço sob medida para ele é o grande desafio e função dessa reforma completa. 

Benefícios do sistema Turn Key 

Conforme vimos, o Turn Key trata-se de uma modalidade de trabalho baseada na prestação de uma assessoria completa durante toda a execução de um projeto. A empresa fica à frente de todas as etapas referentes a consultoria arquitetura, projeto executivo, interiores, arquitetônico, marcenaria, maquete eletrônica (layout 3D), decoração e a realização da obra. Englobar todas essas questões é o principal fator da solução estar cada vez mais ganhando espaço no mercado. 

Entre as principais vantagens oferecidas, estão os seguintes tópicos: 

  • Apenas uma empresa permanece responsável pela execução de todo projeto;
  • Certifica-se o cumprimento das normas técnicas;
  • O término do projeto ocorre em um curto espaço de tempo. Em alguns casos, a reforma pode ser realizada em até 30 dias

Simplificando, o serviço de Turn Key é a garantia para que as chaves sejam entregues com tudo pronto. E podemos destacar também como principal vantagem que o contratante pode visualizar antecipadamente todas as etapas do projeto e não precisa se preocupar com nenhuma delas – já que o planejamento é todo gerenciado em um único lugar, seguindo os desejos e exigências do cliente, inclusive quanto ao valor e tempo gasto.

Gestão de obra em São Paulo

Logística

A gestão de contratos com fornecedores e prestadores também fica mais segura quando há apenas uma empresa responsável. Nesse caso, o escritório gerencia todos os contratos terceirizados. Pense da seguinte forma, quanto mais parcerias você precisa administrar, maior a complexidade logística da operação.

Integração de soluções

A chave devolvida ao final da obra não significa o término do relacionamento entre o cliente e a construtora. No futuro, a mesma equipe pode realizar as manutenções necessárias de acordo com o que foi executado na criação do ambiente, já conhecendo as necessidades de cada instalação.  

Diferentes modelos dentro do sistema Turn Key

Como a ideia principal é tornar tudo mais rápido e prático com apenas uma empresa trabalhando, o mercado desenvolveu dois tipos de contrato Turn Key, são eles: 

EPC

A sigla vem da expressão “Engineering, Purchase, Construction”, que em tradução livre significa “Engenharia, Compra e Construção” – um nome autoexplicativo. Neste modelo de negócio, a equipe elabora o projeto, compra os materiais e executa a obra. Dessa forma, exige não apenas engenheiros e arquitetos, mas também mão de obra qualificada para toda a construção.

EPCM

EPCM é a sigla para “Engineering, Purchase, Construction Management”, em português “Engenharia, Compra e Gestão da Construção”. A diferença entre ambos está na palavra “gestão”, já que neste tipo de contrato a empresa responsável também elabora o projeto e compra os materiais, mas não executa a obra, e sim gerencia uma segunda equipe que ficará responsável por esse trabalho.

Otimização de tempo 

A modalidade é uma das principais soluções quando existe a necessidade de otimização de tempo. Esse critério, aliado à falta de atenção que o cliente pode dar aos passos da reforma, tem elevado a busca por empresas que realizam o sistema Turn Key. Há planejamentos em que a assessoria também auxilia na escolha do terreno para a futura implantação da obra ou de um imóvel onde será executada uma reforma – proporcionando um auxílio ainda maior à clientela.

Embora seja mais comum em obras corporativas, nas quais os clientes apresentam sua demanda imobiliária, o regime também vem cada vez mais abrangendo imóveis residenciais não só para a construção, mas também para a reforma integral.

Em relação a diminuição do período de entrega, isso ocorre também porque a empresa que disponibiliza contratos nesse formato tende a reunir uma série de expertises que não costumam estar reunidas em um só local. Dentre elas: execução de projetos em diversas modalidades exigidas em uma edificação, orçamentos, controle e cronograma de obra, gerenciamento dos projetos, contato com fornecedores, acompanhamento da execução e montagem de uma rede de parceiros que atuam em diferentes áreas de uma única reforma (estrutural, elétrico, hidráulico e outros).

Cuidados ao usar o Turn Key

Existem alguns cuidados para quem contrata e para quem oferece este serviço. Para os contratantes, a atenção deve ser na busca por um bom prestador. Caso contrário, o modelo de trabalho só trará prejuízos e um resultado não desejado. Isso porque, obviamente, no Turn Key, um trabalho mal feito compromete toda a construção.

Em relação às empresas que oferecem o serviço, o principal cuidado é garantir a qualidade do projeto idealizado para criar uma boa reputação no mercado e conseguir aumentar o capital do empreendimento.

Para ambos, o cuidado deve ser o contrato. É de extrema importância e proteção das partes que o documento contenha o registro de preços, prazos, atribuições e mais detalhes que julguem relevantes.

Vamos conversar sobre o seu projeto?

Que tal marcarmos uma ligação para conversarmos sobre seu projeto e nos conhecermos melhor? Compartilhe seus dados e de seu projeto.
Prefere outra forma de contato?
1Sobre você
2Sobre seu projeto
3Agende uma ligação
E-mail(Requirido)
Compartilhe conosco o melhor número para entrarmos em contato

Artigos e conteúdos exclusivos

porcelanato

Porcelanato: saiba como usar este tipo de revestimento

| ,
São inúmeras opções de revestimentos disponíveis no mercado e justamente por essa diversidade nem sempre é fácil saber qual escolher. Sendo assim é fundamental entender as particularidades de cada...

O uso das cores na decoração da sua casa: descubra a paleta de cores tendência para 2021

|
Como informado pela Pantone antes mesmo do início deste ano, 2021 já veio com uma paleta de cores completa. A empresa responsável pelos principais estudos cromáticos do mundo divulgou um relatório...
O que é turn key, reforma completa

O que é Turn Key? Conheça o método para fazer uma reforma completa

| ,
Talvez você já tenha ouvido a expressão Turn Key e esteja na dúvida quanto ao significado real do termo e como esse modelo de reforma funciona na prática. Então vamos lá, essa alternativa de negóc...

Copyright © 2021 Studio Area
Criado por Khamomila | Digital Business