Conheça o Studio Area

Mariana Correia, ArquitetaMariana Correia, Arquiteta
Olá, eu sou a Mariana.

Aqui, eu vou te contar todos os detalhes do que eu e a minha equipe criamos e executamos no Studio Area, o meu escritório de arquitetura.

Eu me formei em Arquitetura e Urbanismo em 2015 e, desde então, passei por grandes escritórios até que dois anos depois, em 2017, decidi fundar o meu próprio – este que você está vendo hoje! Aqui a gente cuida de tudo: desde o projeto até a execução dele. Conto com uma equipe de mão de obra e me faço presente à frente das obras que idealizo. Tudo é comigo, o que facilita e otimiza o seu tempo! Uma grande vantagem hoje em dia, né?

Desde então, já foram mais de 60 projetos executados, entre residenciais e comerciais, e mais de 11 mil metros quadrados planejados. Entre os clientes atendidos estão segmentos de diversos setores, como o escritório Almeidas Santos Advogados, a Clínica Mitev, a RCX Group e o espaço SVIM Instituto de Beleza.

A seguir, irei te guiar por todas as etapas do nosso trabalho e explicá-las com o objetivo de apresentar o Studio Area e o diferencial dos serviços que oferecemos.

Studio Area
Projeto de Interior
Projeto de Interior

Para a realização de um projeto de interior, existe a junção de inúmeras atividades envolvidas. Desde uma reunião de briefing com o cliente – uma espécie de bate-papo para entender suas necessidades, ideias, objetivos e estilo pessoal, até a medição do local e a construção de três opções de layout para chegarmos em um ideal para você. Depois, mãos à obra!

Vale lembrar que todo projeto acontece sempre de forma completa – independente do tamanho da obra, ele vai receber a atenção devida em cada um dos itens abaixo.

Clique nas abas para ver no detalhe as etapas de um Projeto de Interior
  • Reunião de Briefing

    Reunião de Briefing

    Vamos conversar? Aqui, geralmente o cliente já chega com referências daquilo que gosta, e essa troca facilita bastante o entendimento do projeto. Se não, eu mesma apresento opções distintas para juntos traçarmos uma linha para o projeto.

  • Medição para projeto de arquitetura

    Medição do Local

    Como o nome indica, damos início à parte prática. A equipe vai até o local para a medição de todos os itens do espaço físico.

  • Layout de planta de casa ou apartamento

    Opções de Layout

    As opções de layout retratam a disposição do mobiliário. A partir da planta, observamos os móveis e itens de decoração que cabem no espaço e, então, apresento de duas a três sugestões diferentes. Com isso, é você quem escolhe o propósito do ambiente!

    Neste caso, o primeiro layout é proposto com ideias que permitem que o cachorro atravesse a sala sem bater em nenhum móvel, já que essa é uma informação importante para a família. O segredo desta etapa é pensar no ponto de vista funcional dessas opções!

  • Layout de planta de casa ou apartamento

    Quadro de Estilo

    O quadro de estilo é realizado em alguns projetos específicos e significa a criação de um moodboard. Em geral, está incluso na apresentação uma paleta de cores, estilos, texturas e tipos de mobiliário. Exemplos e imagens são sempre bem-vindos nessa etapa do processo a fim de te inspirar no que adquirir ou não!

    Incluir imagens e explicações do projeto | Mari vai enviar

    Aqui, ilustrei referências para o ambiente com este sofá. O objetivo não é impor este móvel em particular para o cliente, mas sim o estilo que ele representa (a tonalidade e o modelo). / checar se este texto seguirá fazendo sentido

  • Projeto 3D

    Projeto 3D

    Você terá imagens em 3D (e com alta resolução) de como vai ficar o ambiente! Crio uma apresentação com tais ilustrações. A entrega faz total diferença pelo visual, já que as imagens despertam maior interesse e proximidade com a realidade.

  • Projeto executivo

    Projeto Executivo

    A partir de agora, vamos conhecer como o projeto se comporta do ponto de vista executivo. Ou seja, com todos os detalhes para que os responsáveis por cada função possam colocá-lo em prática!

Veja detalhes do Projeto Executivo
Projeto Executivo

A partir de agora, vamos conhecer como o projeto se comporta do ponto de vista executivo. Ou seja, com todos os detalhes para que os responsáveis por cada função possam colocá-lo em prática!

Clique nas abas para ver no detalhe tudo que envolve um Projeto Executivo
  • Planta de Demolir

    Planta de Demolir

    Este é um dos primeiros passos de uma obra ou reforma. Significa que, para chegar ao resultado final do projeto, precisamos interferir na atual disposição do local. Ou seja, remoção de pisos, portas, paredes e mais mudanças em sua estrutura. Indico exatamente o que deverá ser demolido.

  • Forro de gesso

    Forro

    Nada mais é do que a demarcação do forro existente e onde entrará o novo – e sempre indicando as quantidades! Na arquitetura, o forro consiste em um sistema que tem como funções ajustar a circulação, promover um suporte para esconder instalações e ainda garantir isolamento térmico e acústico. É bem importante!

  • Reunião de Briefing

    Planta de Construir

    Após o processo de demolição, criamos a planta de construção para contemplar os objetivos da obra. Neste cenário, é demarcada a quantidade de tijolos, reboco e medidas a serem respeitadas.

  • Reunião de Briefing

    Planta de Tomadas

    Já pensou não se preocupar mais em ter uma extensão à mão? Neste tópico, alguns detalhes da construção são apontados a fim de promover as alterações necessárias e preservar o que deve permanecer – incluindo tomadas!

    Em uma leitura universal, o vermelho representa o que sai, o verde o que será mantido, o azul sendo o novo e o roxo apresentando também o novo, mas com medidas especiais e não as padrões. / checar se incluiremos imagens aqui para que o texto faça sentido

  • Reunião de Briefing

    Planta de Iluminação

    Indicamos os locais que receberão luminárias e suas medidas e modelos. A fim de facilitar a compra e prevenir prejuízos, a quantidade de cada uma também é ressaltada, assim como a informação de onde acende cada ambiente.

  • Reunião de Briefing

    Piso

    Ao trazer referências do piso, é indicado tanto o rejunte, quanto o melhor local para retirá-lo evitando recortes em excesso. Além disso, também é apontado o tipo de piso que vai ser colocado em cada cômodo da construção.

    Dessa mesma forma, são notificadas as bases de alvenaria, a pintura de cada parede e o tipo de rodapé de determinados espaços.

  • Reunião de Briefing

    Detalhamento de Ambientes

    Cada ambiente da planta é separado através do detalhamento de medidas, itens presentes, circulação, indicações de vista, alturas, e mais observações dos determinados locais. Também são informados itens de infraestrutura, como tomadas, circulação seca, luzes de emergências e mais especificidades.

    Detalhar as particularidades de cômodo evita erros, atrasos, prejuízos e facilita a comunicação com outros profissionais. Por exemplo, uma parede com uma estante precisa ter suas medidas compartilhadas com exatidão.

    Por fim, os desenhos recebem a versão 3D para que o cliente tenha uma melhor visualização do resultado final.

    Tendo como exemplo um quarto, é colocado o armário fechado e aberto para passar ainda mais proximidade. E, para isso, também é entendido se a pessoa tem o hábito de usar ternos, botas, roupas longas, prefere guardar camisetas em gavetas dobradas ou penduradas. Tudo para a melhor projeção também do mobiliário e não só do ambiente. / checar se incluiremos imagens aqui para que o texto faça sentido

  • Reunião de Briefing

    Entrega do Projeto

    Após todos os pontos citados, é chegado o momento de finalizar o projeto e entregá-lo ao cliente.

    Tempo de projeto e execução

    A duração, tanto do projeto, quanto da execução depende do tamanho da obra. Normalmente, os processos comandados pelo Studio Area duram em média três meses – tendo, é claro, uma estimativa de prazo já nas primeiras conversas.

Deu para perceber o quanto o nosso projeto executivo é detalhado, né? Este é mais um diferencial do Studio Area!
Studio Area
Gerenciamento de Obra
Gerenciamento da Obra

Tendo tudo planejado e detalhado, é hora de colocar a mão na massa, e também no bolso.

Clique nas abas para ver no detalhe tudo que envolve o Gerenciamento da Obra
  • Reunião de Briefing

    Planilha Orçamentária

    A primeira planilha é um descritivo para o orçamento de custo de mão de obra da construção. O documento é dividido em coluna de civil, entulho, elétrica, gesso, hidráulica, carpintaria e tudo o que mais for preciso.

    Também é descrito cada item que será realizado e se ele será determinado por metragem ou por quantidade. Por exemplo, a remoção de piso é por metro quadrado, abertura de nicho em banheiro, por quantidade. A reunião das informações são uma segurança para ambas as partes, pois tudo permanece formalizado e com os valores documentados.

    No segundo arquivo, é inserida a quantidade e o valor estimado de todos os materiais necessários para a construção civil – entulho, areia, cimento, papelão, entre outros.

    Em outra planilha são contemplados os acabamentos, revestimentos, eletrodomésticos, marmoraria, vidros, iluminação e alguns itens de decoração. Tudo aquilo que envolve o conjunto final da reforma.

    Com todos os orçamentos finalizados, e separados, chegamos a uma somatória final do valor da obra. Assim, é possível avaliar possíveis trocas e escolhas e valores – redirecionando o investimento.

    Outro diferencial dos nossos serviços é o questionamento e preocupação com o quanto o cliente tem como budget. O alinhamento das perspectivas financeiras é tão importante quanto um acordo de estilos e moodboard!

  • Reunião de Briefing

    Fornecedores

    Os fornecedores são descritos também no documento – existindo uma lacuna com seus nomes e direcionamentos.

    Vale destacar que o único pagamento para escritório é a mão de obra! Todos os demais custos são indicados profissionais e empresas renomadas no mercado (o cliente fechará com quem desejar), tendo a segurança e confiança de nossa indicação.

  • Reunião de Briefing

    Projetos Complementares

    Entre os projetos complementares estão as entregas à parte com detalhes exclusivos de sua execução e mais detalhes.

    Por exemplo, ar-condicionado e marmoraria são aprovações particulares que passam por mim antes de serem executadas.

  • Reunião de Briefing

    Supervisão

    Todos os dias há pelo menos um profissional do Studio Area presente na obra. E, a cada 15 dias ou semanalmente, um relatório com os serviços executados, fotos e detalhes é enviado ao cliente!

  • Reunião de Briefing

    Acompanhamento Logístico

    Neste âmbito é organizada toda a logística com fornecedores e demais profissionais envolvidos. Como a visita técnica para medições, entregas e montagens. Além disso, o Studio Area é responsável pelo cronograma de acordo com o que cada obra precisa.

  • Reunião de Briefing

    Acompanhamento da Obra

    Este item engloba todos os detalhes, desde a execução até encaixar todos os itens de uma reforma.

    Obras grandes e corporativas contam com uma dinâmica que envolve mais de 100 pessoas, por exemplo.

Studio Area em números

2017

8 Projetos

1.041m²

2018

10 Projetos

926m²

2019

10 Projetos

1.925m²

2020

14 Projetos

2.125m²

2021

22 Projetos

5.005m²

Copyright © 2021 Studio Area
Criado por Khamomila | Digital Business