Aqui, eu vou te contar todos os detalhes do que eu e a minha equipe criamos e executamos no Studio Area.
Me formei em Arquitetura e Urbanismo, passei por grandes escritórios do setor até que, em 2017, fundei o meu próprio. Aqui, cuidamos de todas as etapas essenciais em uma obra: desde o projeto até a execução dele. Conto com uma equipe completa e me faço presente à frente do que idealizo.
Desde então, já foram mais de 60 projetos executados, entre residenciais e comerciais, e mais de 11 mil metros quadrados planejados. Entre os clientes atendidos estão segmentos de diversos setores, como a RCX Group, Coworking Photo 21, Almeida Santos Advogados, Clínica Mitev, SVIM Instituto de Beleza.
A seguir, irei te guiar por todas as etapas do nosso trabalho e explicá-las com o objetivo de apresentar o Studio Area e o diferencial dos serviços que oferecemos.
Para a realização de um projeto de interiores, existe a junção de inúmeras atividades envolvidas. Desde uma reunião de briefing com o cliente – uma espécie de bate-papo para entender suas necessidades, ideias, objetivos e estilo pessoal. A visita ao local para que o projeto seja embasado nas medidas reais do apartamento, até o projeto executivo final. Depois, mãos à obra!
Vale lembrar que todo projeto acontece sempre de forma completa – independente do tamanho da obra, ele vai receber a atenção devida em cada um dos itens abaixo.
Vamos conversar? A Reunião de briefing acontece para que possamos entender as necessidades do cliente, dinâmica de uso, estilo e os desejos para o projeto. Apresentamos algumas imagens de referência para que possamos entender o seu estilo e juntos respondemos um questionário com algumas perguntas essenciais para o desenvolvimento assertivo.
As opções de layout retratam a disposição do mobiliário. A partir da planta, observamos os móveis e itens de decoração que cabem no espaço de acordo com as suas necessidades e, então, apresentamos de duas a três sugestões diferentes. Com isso, é você quem escolhe o propósito do ambiente!
Neste caso, as disposições se diferem principalmente na área do living, onde temos algumas opções de localização para sala de televisão, sala de jantar e área da churrasqueira – possibilitando que o cliente escolha a opção que mais se adequa ao seu estilo de vida.
Clique na imagem para ampliar
O quadro de estilo é realizado em alguns projetos específicos e significa a criação de um moodboard. Em geral, está incluso na apresentação uma paleta de cores, estilos, texturas e tipos de mobiliário. Exemplos e imagens são sempre bem-vindos nessa etapa do processo a fim de te inspirar no que adquirir ou não!
Aqui, ilustrei referências para o ambiente com este sofá. O objetivo não é impor este móvel em particular para o cliente, mas sim o estilo que ele representa (a tonalidade e o modelo).
Veja detalhes do Projeto Executivo
Na planta de forro, apresentamos as áreas a serem utilizados forro de gesso/drywall, áreas onde o forro existente será mantido (caso haja), localização de cortineiros, localização de molduras, detalhes de execução e os quantitativos necessários para execução.
Na arquitetura, o forro consiste em um sistema que tem como funções promover um suporte para esconder instalações elétricas/hidráulicas, melhorar a disposição de iluminação e ainda garantir isolamento térmico e acústico.
Já pensou não se preocupar mais em ter uma extensão à mão? Nessa planta, alguns detalhes da construção são apontados a fim de promover as alterações necessárias e preservar o que deve permanecer, ser removido ou incluído.
Todas as tomadas terão seu uso justificado e localizado de forma a compor com o desenho dos seus móveis para que não tenhamos problemas dos fios aparecendo ou uso de extensões.
Projetamos as luminárias de forma que sejam criados “cenários” com diversas formas de assentimento e de acordo com a utilização do ambiente – desde o mais aconchegante até o funcional.
Indicamos os locais que receberão luminárias, assim como suas medidas e modelos, para facilitar a compra e prevenir prejuízos.
Nessa planta, são indicadas as dimensões dos revestimentos a serem utilizados, assim como o local de início do assentamento, de forma que fique a maior quantidade de pisos “inteiros”, sendo uma paginação ampla – resultando visualmente em um ambiente maior.
Também são indicadas quantidades a serem compradas, assim como a localização, quantidade e modelo dos rodapés.
Em projetos em que há adequação de pontos hidráulicos, indicamos sua posição atual, reposicionamento e execução de pontos novos a serem feitos.
No caso de utilização de aparelhos de ar-condicionado, indicamos a localização dos aparelhos, pontos de dreno e o caminho que a tubulação frigorígena deve fazer até a condensadora (equipamento que fica na área externa).
Cada ambiente é desenhado separadamente, em forma de planta, no que chamamos de vista. A vista é a forma como você vê aquele ambiente olhando de frente para ele. Nesse detalhamento, indicamos acabamentos de marcenaria e suas especificações, como qual material deverá ser utilizado, medidas a serem seguidas, formas de abertura e todos os detalhes que se fizerem necessários.
Nas vistas, também aparecem as tomadas com o local exato em que ela deverá ser executada, os pontos de iluminação caso haja alguma iluminação decorativa nas paredes, rodapés, equipamentos eletrônicos e tudo que compor aquele móvel.
Detalhar as particularidades de cômodo evita erros, atrasos, prejuízos e facilita a comunicação com outros profissionais. Por exemplo, uma parede com uma estante precisa ter suas medidas compartilhadas com exatidão.
Tendo como exemplo um quarto, é colocado o armário fechado e aberto para passar ainda mais proximidade. E, para isso, também é entendido se a pessoa tem o hábito de usar ternos, botas, roupas longas, prefere guardar camisetas em gavetas dobradas ou penduradas. Tudo para a melhor projeção também do mobiliário e não só do ambiente.
Após todos os pontos citados, é chegado o momento de finalizar o projeto e entregá-lo ao cliente. Todas as plantas são entregues de forma digital e impressa em um “book” para que o cliente possa guardar e consultá-lo sempre que necessário.
A duração, tanto do projeto, quanto da execução depende do tamanho da obra. Normalmente, os processos comandados pelo Studio Area duram em média de três a seis meses – tendo, é claro, uma estimativa de prazo já nas primeiras conversas.
Tendo tudo planejado e detalhado, é hora de colocar a mão na massa, e também no bolso.
A primeira planilha é um descritivo para o orçamento de custo de mão de obra da construção. O documento é dividido em coluna de civil, entulho, elétrica, gesso, hidráulica, carpintaria e tudo o que mais for preciso de serviços de mão de obra, para a execução do seu projeto.
Também é descrito cada item que será realizado e se ele será determinado por metragem ou por quantidade. Por exemplo, a remoção de piso é por metro quadrado, abertura de nicho em banheiro, por quantidade. A reunião das informações são uma segurança para ambas as partes, pois tudo permanece formalizado e com os valores documentados.
No segundo arquivo, é inserida a quantidade e o valor estimado de todos os materiais “brutos” necessários para a construção civil – entulho, areia, cimento, papelão, fiação, encanamento, entre outros.
Em outra planilha são contemplados os acabamentos, revestimentos, eletrodomésticos, marmoraria, vidros, iluminação e alguns itens de decoração. Tudo aquilo que envolve o conjunto final da reforma. É importante lembrar que realizamos orçamentos com mais de um fornecedor a fim de minimizar os gastos do cliente, sendo que todos eles são nossos parceiros e prestam um serviço de excelência.
Com todos os orçamentos finalizados, e separados, chegamos a uma somatória final do valor da obra. Assim, é possível avaliar possíveis trocas e escolhas e valores – redirecionando o investimento e o fluxo de pagamento que isso terá para que você possa se programar da melhor forma.
Outro diferencial dos nossos serviços é o questionamento e preocupação com o quanto o cliente tem como budget. O alinhamento das perspectivas financeiras é tão importante quanto um acordo de estilos e moodboard! Dessa forma, podemos te direcionar para um projeto que pode ser tranquilamente executado com o valor que você tem disponível para utilizar.
Os fornecedores são descritos também no documento – existindo uma lacuna com seus nomes e formas de pagamento. Vale destacar que o único pagamento para escritório é a mão de obra! Todos os demais custos são indicados profissionais e empresas renomadas no mercado (o cliente fechará com quem desejar), tendo a segurança e confiança de nossa indicação.
Entre os projetos complementares estão as entregas à parte com detalhes exclusivos de sua execução de cada fornecedor. Por exemplo, a marmoraria são aprovações particulares que passam por mim antes de serem executadas, para que todo o projeto faça sentido. Nele serão conferidos os materiais que foram comprados, as metragens, e a forma de execução de cada uma delas.
Todos os dias há pelo menos um profissional do Studio Area presente na obra. E, a cada 15 dias ou semanalmente, um relatório com os serviços executados, fotos e detalhes é enviado ao cliente para melhor acompanhamento!
Todos os dias há pelo menos um profissional do Studio Area presente na obra. E, a cada 15 dias ou semanalmente, um relatório com os serviços executados, fotos e detalhes é enviado ao cliente para melhor acompanhamento!
Todos os dias há pelo menos um profissional do Studio Area presente na obra. E, a cada 15 dias ou semanalmente, um relatório com os serviços executados, fotos e detalhes é enviado ao cliente para melhor acompanhamento!
1.041m²
926m²
1.925m²
2.125m²
5.005m²
Fazer uma reforma é muito mais do que decorar (ou redecorar) um ambiente. É transformar sonhos em realidade! Somos uma equipe altamente qualificada para cuidar de todos os detalhes e realizar os seus!
Studio Area
R. Cotoxó, 611 - Pompeia
São Paulo - SP
05021-001
Copyright © 2022 Studio Area
Criado por Khamomila | Digital Business