Lavabo embaixo da escada: 6 dicas econômicas para reformar o seu

| | Deixe um comentário

Um lavado pode ser considerado o cartão de visitas de uma casa, isso porque o cômodo é pensado em atender as visitas que estão apenas de passagem. Não à toa, ele necessita de uma lista menor de itens do que um banheiro – lavatório, vaso e espelho são os elementos básicos. 

Outra característica do ambiente é que este geralmente está próximo às áreas comuns da casa, muitas vezes inclusive localizado embaixo da escada (uma excelente ideia para quem deseja uma solução que otimize o espaço). 

Usar o canto debaixo da escada para transformá-lo em um local útil é uma ótima ideia para aproveitar toda estrutura que o imóvel oferece. Por que não proporcionar funcionalidade a um típico lugar ocioso? E, mesmo que o andar já apresente um banheiro, é sempre interessante investir em mais um.

Além do projeto ser menor, ele não apresenta gastos exorbitantes, afinal não há chuveiros ou banheiras. Cada cliente final ainda pode recorrer a demais economias para que a reforma esteja alinhada ao orçamento. 

Instalar um lavado também é uma escolha de muitos para que não seja necessário que um convidado vá até uma região mais íntima da residência, como os quartos, para utilizar o banheiro dos moradores. 

Chegado o momento da obra, este artigo oferece seis ideias de decoração e de como economizar ao longo do plano de reforma. Até porque, para um espaço confortável e agradável, é importante prezar pela pintura e instalações de qualidade.

Lavabo embaixo da escada

Por que apostar em um lavabo embaixo da escada?

Tendo dois andares em uma residência e instalando as escadas, muitas vezes o arquiteto se depara com um espaço extra. Nesse local, o hábito mais comum pode ser empilhar objetos e sem querer transformá-lo no cantinho da bagunça ou, para os mais organizados e preocupados com a estética da casa, será um local de decoração com vasos de plantas ou outras possibilidades.

Porém, uma das formas mais interessantes de aproveitar esta área livre é construir um lavatório ou um banheiro, dependendo do espaço disponível. A diferença entre ambos é que o segundo possui chuveiro, enquanto o primeiro apenas a pia e, nos casos mais comuns, também o vaso sanitário. 

O lavabo ainda pode ser chamado de banheiro social, o que é muito importante para a construção, até porque em um sobrado, por exemplo, os banheiros provavelmente estarão localizados nas suítes ou simplesmente no andar de cima, que representa um ambiente mais privativo. Dessa forma, a alternativa se torna uma solução ainda mais agradável e importante para aqueles que prezam pela intimidade. 

Na hora do planejamento é essencial que o cômodo seja funcional e confortável, o que significa que não pode ser muito apertado. Nesse sentido, o posicionamento correto e bem analisado de cada item do lavatório é essencial para que a obra represente um bom resultado. 

Em relação a porta, sua posição não pode afetar a dinâmica dos outros utensílios, como a pia, o vaso sanitário e, se houver espaço, a ducha. Agora, vamos às dicas!

Por onde começar a reforma de um lavabo localizado embaixo da escada?

O principal conselho é começar de fora para dentro, transformando ou inserindo uma porta embaixo da escada. Mas, antes ainda é essencial se atentar ao local de entrada, o mais recomendado é evitar que este dê diretamente para a sala de jantar ou de estar.

Em seguida, a matéria-prima que será utilizada no espaço deve ser escolhida: madeira, vidro ou metal. Os projetos mais modernos de arquitetura estão optando por manter a cor ou papel de parede na porta justamente para disfarçar a utilidade do cômodo. Porém, se o objetivo for a ampliação do ambiente, a melhor opção será uma porta com espelhos, atribuindo mais uma funcionalidade ao item e ainda servindo de decoração para o espaço externo.

Iluminação no lavado

Muito provavelmente o lavabo não contará com janelas e entrada de luz natural, por isso prezar por uma boa iluminação artificial deve ser uma das prioridades do orçamento.

Mas, ainda assim, nada de grandes gastos, uma boa dica é investir, além do lustre, em um espelho com luminárias embutidas. Dessa forma é possível contar com dois pontos de claridade no banheiro.

Estrutura para o lavado

Fazer bons investimentos não significa comprar itens caros, assim como economizar nem sempre tem a ver com o consumo de utensílios mais baratos. Uma dica para otimizar a estrutura interna é inserir pequenos armários e prateleiras para que seja possível amenizar produtos de higiene e apostar em na decoração. Evite móveis muito altos e largos, alternativas menores e mais versáteis funcionam muito melhor.

Decoração de lavabo

Na decoração do lavabo, alguns pequenos adereços são indispensáveis. Independentemente do estilo do cliente final, adicionar plantas ao ambiente é uma escolha confortável que pode proporcionar um toque de vida e natureza – sendo uma contrapartida a falta de luz solar.

Além disso, pequenas pinturas podem ser interessantes para dar mais detalhes ao ambiente sem gastar muito. O espelho é imprescindível, podendo ser instalado em toda a parede ou como acessório – e, enquanto a forma redonda pode criar um efeito retrô, as opções com bordas recortadas são mais modernas. 

Se o consumidor pedir pela instalação de azulejos coloridos ou papel de parede, uma boa dica para não pesar o orçamento são os adesivos em formatos de azulejos possíveis de serem customizados e trocados com maior facilidade. 

Cor para lavabos

Este cômodo representa um ambiente relaxante. Apostar em nuances leves, como tons de nude, brancos, cinzas claros e cores suaves é sempre uma possibilidade bem-vinda para evitar erros na decoração do espaço. 

Por exemplo, o branco como cor base geralmente é a cor escolhida porque traz uma sensação de limpeza e abre uma gama de caminhos para aplicar criatividade nos itens decorativos – tornando o lugar bem planejado e esteticamente bonito sem precisar de muito. 

Por se tratar de um espaço pequeno em geral, se aventurar em uma cartela de cores com opções mais escuras ou vibrantes pode ser um erro, já que muitas vezes torna o ambiente sufocante. Uma saída é a combinação de tons mais fortes com cores claras. Neste caso, para economizar com a decoração, a melhor solução é tornar a própria mescla de cores no item principal de estética. 

Agora, excepcionalmente, se a área disposta for mais espaçosa, adotar como base uma cor que fuja das consideradas neutras é menos arriscado, isso porque o espaço por si só vai evitar a sensação de aperto e desconforto. Porém, claro, sempre prezando pelo equilíbrio.

Distribuição inteligente

Normalmente, as escadas são colocadas ao longo das paredes laterais ou da frente da casa, aproveitando esta oportunidade é possível instalar uma janela que cruze os pisos e posicionar o lavabo embaixo dela. Assim a distribuição será usada para consumir menos energia elétrica e contar mais com uma luz natural. 

Essa escolha pode representar um investimento maior para a reforma, mas trará grandes vantagens na diminuição de gastos ao longo dos anos. Se houver uma brecha para captar iluminação solar, o projeto deve contemplá-la justamente por seu custo-benefício.

Conclusão

Em suma, ao planejar uma casa e escolher por utilizar de forma funcional o espaço debaixo da escada, a instalação do lavado representa a melhor vantagem para os moradores. E, para que a reforma não apresenta valores significativos, o segredo é um bom planejamento e escolhas estratégicas na pintura, material e qualidade dos utensílios internos. 

Vale destacar que na etapa final de compra (pia e vaso sanitário) o melhor é priorizar a durabilidade. Não há necessidade de investir nos designs mais modernos se o orçamento está apertado, porém optar pelo mais barato pode representar trocas recorrentes, o que interfere negativamente nos gastos finais.

E, para os consumidores que estão apenas reformando o lavatório, a melhor fórmula para mudar o espaço é apostar em transformações na decoração e cores – sem muitas alterações na estrutura e disposição interna!

0 0 votes
Avaliação deste conteúdo
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Vamos conversar sobre o seu projeto?

Que tal marcarmos uma ligação para conversarmos sobre seu projeto e nos conhecermos melhor? Compartilhe seus dados e de seu projeto.
Prefere outra forma de contato?
1Sobre você
2Sobre seu projeto
3Agende uma ligação
E-mail(Requirido)
Compartilhe conosco o melhor número para entrarmos em contato

Artigos e conteúdos exclusivos

Lavabo embaixo de escada

Lavabo embaixo da escada: 6 dicas econômicas para reformar o seu

|
Um lavado pode ser considerado o cartão de visitas de uma casa, isso porque o cômodo é pensado em atender as visitas que estão apenas de passagem. Não à toa, ele necessita de uma lista menor de it...
reforma da casa

Guia para reformar, mobiliar e decorar apartamentos novos

| ,
Ao reformar um apartamento é preciso analisar uma série de variáveis que vão do tempo estimado da obra ao orçamento disponível para a realização do processo. Com objetivo de evitar atrasos e estab...
registro de responsabilidade técnica

Como conseguir o ART? Saiba como emitir a Anotação de Responsabilidade Técnica da sua obra

|
A sigla ART refere-se a Anotação de Responsabilidade Técnica, enquanto o RRT refere-se a um documento digital chamado Registro de Responsabilidade Técnica. Ambos funcionam como um certificado que ...

Copyright © 2021 Studio Area
Criado por Khamomila | Digital Business