Estilo industrial: como usar esse tipo de decoração no seu espaço

| | Deixe um comentário

O estilo industrial vem sendo uma aposta cada vez mais recorrente na arquitetura e decoração entre os adeptos de ambientes modernos. Com essa nova tendência de design, diversas características de estilo industrial estão sendo aplicadas em apartamentos, casas e até escritórios. 

O industrial, como forma de decoração, consiste em uma mescla de urbanidade e simplicidade – com forte inspiração no design industrial, de fato, trazendo referências do passado de uma forma que o ambiente seja prático e, novamente, muito moderno. 

Espaços amplos, encanamentos expostos, paredes de tijolos aparentes, uso de metal e madeira são algumas das regras de ouro do estilo industrial e que compõem o espaço com um ar de aconchego e urbanidade. Aqui, vamos elencar algumas dicas práticas de como usar essa tendência de decoração no seu espaço! 

estilo industrial

Estilo industrial: o que é?

Com origem em Nova York, por volta dos anos 1970, esse estilo de decoração surgiu quando galpões abandonados e prédios operacionais começaram a se tornar moradias para aqueles que buscavam locais baratos e que acolhiam uma quantidade significativa de pessoas. 

O estilo industrial é um design cujo principal foco é sua estrutura aparente. A tendência conta com uma combinação do modelo rústico, em que móveis “crus” e simplicidade são fatores presentes na decoração – a aposta vintage traz também peças antigas e conceituais, que misturam a contemporaneidade com o urbano moderno.

Características do estilo industrial 

Conforme já citamos na introdução, alguns elementos são essenciais para garantir o design do estilo industrial no seu espaço e, seguindo este guia de características, não será difícil adaptar seu ambiente. 

Claro que, antes de analisar cada fator dessa decoração, é preciso manter em mente o que é mais acessível ao seu estilo de vida, espaço e rotina. A simplicidade é fator chave para essa forma de decoração – e o clichê “menos é mais” se aplica aqui. Afinal, um dos fundamentos do design industrial é a praticidade e conforto!

Espaços amplos 

Como essa decoração surgiu com o conceito de galpões, um espaço amplo é a base para começar a pensar no seu ambiente, assim como um espaço integrado. Por exemplo, a cozinha e a sala podem ser apenas um grande ambiente. 

Iluminação

De mãos dadas com o espaço amplo, uma boa iluminação pode ser o segredo para a harmonia do ambiente. Janelas e portas grandes podem garantir isso e também aproveitar a luz natural de cada cômodo. 

Madeiras e metais 

Materiais como madeiras e metais podem conciliar a elegância do espaço com o toque urbano e rústico que o estilo industrial demanda. Bancos de metais, móveis de madeira, acessórios crus e texturas podem transmitir exatamente a intenção dessa decoração.

Concreto e tijolo 

Paredes de concreto e tijolo aparente são, possivelmente, os elementos mais importantes de como aplicar o estilo industrial. Esse acabamento de paredes são utilizados como forma de aconchego nos espaços e garantem um sentimento também acolhedor – o concreto, por exemplo, também pode ser aplicado no piso. 

Tintas que imitam cimento e concreto podem ser ótimas (além de acessíveis) formas de inserir essas cores no design industrial.

Tubulações aparentes 

Em uma aposta mais rústica, uma estrutura aparente é um fator importante do design industrial, com encanamentos, tubulações, vigas e fiações expostas, compondo a atmosfera urbana e moderna do cômodo. 

Vintage 

As referências ao passado também são uma forte aposta desse estilo, então móveis reciclados podem ser uma boa saída para unir o prático com o acessível. 

Tons neutros

Quando pensamos em decoração, cores são sempre um ponto importante a se pensar. Nesse caso, tons terrosos, neutros e sóbrios serão os melhores amigos desse design. Cores fortes como preto, cinza e marrom também ajudam a compor esse estilo. 

Arte urbana 

Por fim, apostar em uma arte urbana, como grafite, por exemplo, para dar um toque especial na sua decoração industrial pode ser um charme perfeito!

estilo industrial

Como aplicar o estilo industrial?

Para utilizar essas características no seu projeto de interiores é preciso lembrar sempre de harmonizar tais elementos, de forma que não fique sobrecarregado ou exagerado. O estilo industrial apela para um ambiente descolado e até um pouco “imperfeito” – as pilastras, vigas e tubulações elétricas aparentes nos lembram isso. 

Além disso, essa decoração não se limita à sala de estar, por exemplo, e pode ser aplicada na cozinha, nos quartos e banheiros também. Combinando a integração proposta pelo design, com o que é mais prático e útil para cada espaço da casa ou apartamento.

O que não fazer: 

Algumas dicas do que não fazer na tentativa de urbanizar seu ambiente também podem ser indispensáveis, como manter o ambiente muito colorido, inserir objetos que não funcionam na dinâmica dos moradores, não integrar espaços, entre outros.

Conclusão 

Após este artigo, seu espaço está pronto para receber o toque do estilo industrial que mais combina com você e com o seu ambiente. Lembre-se da importância de combinar as características da decoração com o que é mais agradável e prático para o seu dia a dia!

2 1 vote
Avaliação deste conteúdo
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Vamos conversar sobre o seu projeto?

Que tal marcarmos uma ligação para conversarmos sobre seu projeto e nos conhecermos melhor? Compartilhe seus dados e de seu projeto.
Prefere outra forma de contato?
1Sobre você
2Sobre seu projeto
3Agende uma ligação
E-mail(Requirido)
Compartilhe conosco o melhor número para entrarmos em contato

Artigos e conteúdos exclusivos

cronograma de obras

Cronograma de obras: saiba como planejar o tempo para a sua reforma ficar dentro do prazo

|
Como começar uma obra talvez seja a parte mais importante dela e, para isso, o primeiro passo sem dúvidas é estabelecer um cronograma de obras. Mas você sabe o que é isso e como executar? É sobre ...
estilo industrial

Estilo industrial: como usar esse tipo de decoração no seu espaço

|
O estilo industrial vem sendo uma aposta cada vez mais recorrente na arquitetura e decoração entre os adeptos de ambientes modernos. Com essa nova tendência de design, diversas características de ...
Planilha de obra

Planilha para reforma de apartamento: entenda como controlar o orçamento da obra

|
O controle de custos em qualquer projeto precisa ser o mais exato e fiel à realidade possível. Não importa a grandiosidade da obra ou o valor que poderá ser investido, ter uma noção clara do fluxo...

Copyright © 2021 Studio Area
Criado por Khamomila | Digital Business