Decoração de Home Office: dicas de como aprimorar seu espaço para aumentar a produtividade

| | Deixe um comentário

Para ter uma boa experiência com o home office é preciso combinar a seriedade do trabalho com um ambiente caseiro mais relaxante e confortável. Porém, pela ânsia em se adaptar ao novo formato, muitos optaram por transformar seus cômodos em escritórios, deixando o perfil “casa” de lado – o que acaba não sendo muito produtivo, nem para os negócios, e nem para o lazer.

O local perfeito está associado a algumas soluções simples de decoração e organização que podem proporcionar mais foco ao dia a dia. Ou seja, um home office eficiente pode aumentar sua produtividade e impactar positivamente no seu bem-estar. 

Com a pandemia do Covid-19, muitas empresas afastaram funcionários do local físico para trabalharem em suas casas. Neste caso, devido ao isolamento social, o principal é separar os espaços de descanso e trabalho, o que nem sempre é uma tarefa fácil. Para isso, confira dicas e medidas que podem melhorar a rotina, a produtividade e aliviar o estresse.

Home Office

Defina um espaço fixo para o trabalho

O mais indicado é ter um ambiente fixo e fechado – com portas ou divisórias – para o trabalho. Afinal, nem sempre é fácil para o corpo e a mente entender que é hora de desligar do ócio em casa e focar nas tarefas do trabalho sem ir ao escritório corporativo e socializar com os colegas que estão na mesma função. Portanto, evite também trabalhar em locais de descanso, como quartos e camas.

Considere uma iluminação boa e prática

Espaços bem iluminados são vitais para manter seu humor, produtividade e saúde. A baixa luz pode cansar a visão, especialmente quando se está olhando para uma tela brilhante no escuro. Em vez de um único ponto de iluminação, se possível, escolha também uma luminária com um brilho quente para a mesa. O design de iluminação é uma das partes mais importantes da criação de um espaço. 

Inclusive, as opções de LED são uma das mais econômicas, por isso são recomendadas para salas onde as luzes ficam acesas por horas. 

Utilize uma escrivaninha

Além de proporcionar uma experiência mais semelhante com o escritório, o móvel costuma ser mais confortável para relaxar os braços enquanto digita. A escrivaninha também ajuda a definir o espaço e a não acumular bagunça, diferente de uma mesa de jantar, por exemplo.

Use dicas da neuroarquitetura

Quando possível, o mais indicado é se sentar próximo de uma janela com vista para uma área verde, como um jardim ou copa das árvores. De acordo com a arquitetura neural, estar perto da natureza tem um efeito positivo no humor e bem-estar. A sensação também pode ser criada através das plantas e flores colocadas no ambiente. Porém, além do contato com o mundo exterior, as janelas também auxiliam na ventilação e iluminação natural (diminuindo o valor gasto com energia elétrica).

Móveis e objetos 

Uma parte fundamental da decoração e organização são os móveis usados ​​no dia a dia do negócio. Se existe pouco espaço disponível, é possível optar por mesas funcionais que já possuem gavetas. Assim poderá guardar cadernos e outros itens, mantendo tudo arrumado. Caso a pessoa invista em uma nova escrivaninha, vale ter em mente que o tamanho ideal deve ser baseado no número de itens usados no trabalho diário.

Para locais menores e profissionais que estão dispostos a investir em reformas, o mais funcional pode ser a utilização de móveis planejados. São modelos que aproveitam bem os espaços menores da casa e conseguem otimizar a circulação. Além disso, são opções realizadas conforme necessidades individuais.

Cadeira

Um dos itens mais importantes do home office é a cadeira. Justamente porque a maior parte dos profissionais passam muito tempo sentados e precisam estar confortáveis para trabalhar. Modelos ergonômicos estão com grande demanda porque ajudam a manter a postura adequada. Já as alternativas com rodinhas são ideais para quem precisa se locomover pelo ambiente.

Vasos 

As plantas são ótimas para trazer um ar agradável ao ambiente e podem ser colocadas em prateleiras e outros itens. Pesquisar qual melhor irá se adaptar ao local é muito importante para saber todos os cuidados necessários para que se mantenham verdes e saudáveis ​​em todos os momentos. Algumas espécies de escritório são cactos, suculentas, orquídeas e palmeiras.

Quadros 

As pessoas geralmente penduram fotos ou desenhos ao nível dos olhos, mas a altura destes é diferente quando se está sentado e de quando se está em pé. A dica é colocar a figura cerca de 15cm a 20cm acima do tampo da mesa. Ou, claro, optar por não pendurar nada na parede e manter o ambiente visualmente limpo.

Home Office

Priorize o uso do notebook ao invés de um computador 

Existem profissionais que precisam de um computador poderoso para trabalhar, assim como designers que usam software 3D. Outros utilizam aquele fornecido pela própria empresa. Se esses não forem o caso, considere trocar o monitor gigante por um laptop. A escolha permite mais espaço no ambiente e facilidade em experimentar novos cômodos conforme os meses ou reuniões.

Organize os papéis e deixe tudo que for essencial à vista 

Para aqueles que não são um exemplo de organização de papelada diariamente, é uma boa ideia reservar um local temporário para armazenar os documentos até que seja possível organizá-los adequadamente. Caso contrário, a mesa ficará uma bagunça para sempre. Encontre uma caixa ou gaveta apenas para colocar esses itens e revise-a toda sexta-feira, por exemplo.

Quando se trata de conforto, quanto mais itens essenciais estiver à mão, menos será preciso se levantar da mesa ou trocar de ambiente para pegá-los. Para itens básicos, como lápis e canetas, guarde-os em um porta-lápis para evitar procurar constantemente por tais objetos. A adição de prateleiras nas paredes também oferece espaço de armazenamento conveniente quando o “novo escritório” é muito compacto.

Considere ângulos e aproveite todos os espaços 

Ao trabalhar em um escritório tradicional, a mesa geralmente fica alinhada com a parede ou com o cubículo informal. No entanto, uma das liberdades de trabalhar em casa é poder sentar em qualquer ângulo sem restrições. Colocar as mesas na diagonal pode fazer com que até os cômodos mais compactos pareçam maiores, pois haverá mais distância entre as paredes. 

Um ambiente de home office organizado e confortável pode aumentar sua produtividade. Por isso, procure usar todo o espaço disponível com móveis e outros itens. Monte um projeto levando em consideração as dimensões do cômodo e o que você precisa para começar a decorar. 

Se for um espaço compartilhado, você pode escolher a decoração da sua “ilha”. Assim, todos podem investir em seu próprio gosto. Lembre-se também que o ambiente deve ser de fácil circulação, portanto deixe espaços livres. 

Cromoterapia e uma palheta padrão 

Utilizar certas cores e texturas pode aumentar a criatividade e o foco, então não há porque ter medo de aplicar tons diferentes no escritório de casa. Para o equilíbrio perfeito, o ideal é manter cores fortes nas áreas periféricas e tons pastel ou neutros perto da mesa de trabalho. Dessa forma, será possível se concentrar melhor quando estiver trabalhando e exercitar seu cérebro quando estiver descansando. Tons como o amarelo, por exemplo, podem inspirar comunicação e alegria no local. 

Planejamento e lembretes 

Se for usar um quadro de avisos para fixar lembretes, a dica é escolher um maior do que o necessário e adicionar fotos ou imagens inspiradoras. Outro detalhe que pode otimizar a decoração do home office é o uso de murais para transmitir informações importantes, como horários e temas de reuniões online – existem modelos de metal ou até mesmo uma lousa para fazer anotações. 

É fundamental que este objeto esteja em harmonia com o restante do ambiente. Lembrar das tarefas que precisa realizar e torná-las visíveis é uma maneira mais prática de recorrer ao foco. Alguns exemplos incluem agendas virtuais, agendas impressas e post its.

Livros: a tendência de decoração para calls 

Para aqueles que gostam de livros, uma tendência é usar algumas estantes suspensas, que deixam o ambiente mais limpo e organizado. Uma dica é verificar se as paredes da casa são compatíveis com esses móveis. As estantes inclusive viralizaram nas redes ao se tornarem o cenário ideal para reuniões online. Além de ter um bom enquadramento, transmitem seriedade e ao mesmo tempo um toque de personalidade.

Home Office

Conclusão

Quando se inicia planos de mudança para alcançar maior produtividade no home office, é importante criar um ambiente que seja semelhante ao gosto pessoal e que proporcione uma sensação de conforto durante toda a jornada de trabalho. 

Por exemplo, para se inspirar e definir o estilo do espaço, é super válido pesquisar algumas ideias de decoração para em sites de imagem como o Pinterest. E, com as dicas acima, basta começar o planejamento e aproveitar para colocar em prática todos os conselhos de organização e decoração. Dessa forma, o ambiente de trabalho será ainda mais funcional e com estilo próprio!

0 0 votes
Avaliação deste conteúdo
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Vamos conversar sobre o seu projeto?

Que tal marcarmos uma ligação para conversarmos sobre seu projeto e nos conhecermos melhor? Compartilhe seus dados e de seu projeto.
Prefere outra forma de contato?
1Sobre você
2Sobre seu projeto
3Agende uma ligação
E-mail(Requirido)
Compartilhe conosco o melhor número para entrarmos em contato

Artigos e conteúdos exclusivos

Paisagismo corporativo

Benefícios do paisagismo nos projetos de arquitetura corporativa

|
A junção da sustentabilidade, conforto e bem-estar, resultam em um ambiente moderno e bonito, porém o contato com a natureza para os seres humanos tem um significado além da estética do que se enx...
Divisoria de escritorio

Divisórias em Escritório: como definir a melhor para o ambiente da sua empresa

|
Se você tem uma empresa, sem dúvida já pensou em formas de deixá-la mais agradável e harmônica. Grande parte dessa organização depende de alguns fatores como logística, orçamento ou até gosto próp...
Home Office

Decoração de Home Office: dicas de como aprimorar seu espaço para aumentar a produtividade

|
Para ter uma boa experiência com o home office é preciso combinar a seriedade do trabalho com um ambiente caseiro mais relaxante e confortável. Porém, pela ânsia em se adaptar ao novo formato, mui...

Copyright © 2022 Studio Area
Criado por Khamomila | Digital Business